Imprensa

Visite também nossa página de downloads e baixe o cartaz.


2º Varal do Design: INAUGURAÇÃO, 3 de outubro!

O 2º Varal do Design estreia no próximo dia 3 de outubro, sábado, a partir das 16 horas, a mostra Real versus Virtual. Composta de vinte cartazes selecionados por grandes nomes do design nacional, a exposição estará à disposição do público até dia 31 de outubro no mezanino do Sesc. Radicado em Santos e já considerado um sucesso, o evento aposta na descoberta dos novos talentos do design gráfico brasileiro, com foco na criação de cartazes não publicitários. Na abertura da mostra o público ficará conhecendo a classificação dos trabalhos, do 1º ao 20º lugar. A entrada é franca.
Curadora e organizadora do Varal do Design, a professora e designer Márcia Okida diz que esse ano o número de trabalhos inscritos mais que dobrou, superando completamente as expectativas: “Enquanto no ano passado recebemos por volta de cem trabalhos, tivemos agora 250 inscritos. Para um evento de nível nacional que apenas está dando os primeiros passos, fiquei surpresa e ao mesmo tempo muito feliz, pois no ano que vem a tendência é que mais interessados participem.”

Vícios e dependências — O júri que selecionou os trabalhos foi formado por grandes ícones do design, da comunicação visual, da cultura e da arte: Carol Hoffman; Glauco Diógenes; Henrique Nardi; João Toledo; Labirinto Studio; Morandini; Paulo César Mello; Vanessa Queiroz; e Drika Lucena, entre outros nomes. “O Real versus Virtual está representado na mostra na forma de cartazes que discutem temas polêmicos como os relacionamentos amorosos com o uso da tecnologia; a mania que hoje em dia quase todo mundo tem de fazer selfie, ou então temas apocalípticos de como a tecnologia pode interferir no meio ambiente; os vícios e dependências que esta mesma tecnologia pode causar; e a eterna discussão entre onde termina o real e começa o virtual. Na mostra, o modo de ver e pensar essa discussão está representada visualmente e é repleta de diferenças de linguagens de criação, produção, modos de viver a vida e de se comunicar. Com certeza o público que comparecer ao evento vai se identificar com tudo isso”, diz Okida.

Vídeo, encontros e bate-papos — Além da exposição de cartazes que ficará no mezanino do Sesc/Santos até 31 de outubro, o 2º Varal do Design também terá uma instalação em vídeo feita pelo artista gráfico e VJ santista Colante — o Vlad Lima — que usou as artes selecionadas, reforçando o tema Real versus Virtual. Esta instalação ficará funcionando durante todo o tempo da mostra.
De acordo com a curadora Márcia Okida, o público também poderá participar de mesas-redondas e bate-papos sobre com temas como a realidade aumentada, o que se vê numa tela de vídeo além do real, desenhos reais e artes virtuais no mundo editorial e a tecnologia no mundo da moda. A curadoria do 2º Varal do Design fará um debate no dia 31 sobre os trabalhos que concorreram e relação destes com o tema da mostra. (Por favor, consulte abaixo a programação completa dos debates e bate-papos).

+ Informações
II Varal do Design
De 3 a 31 de outubro
Mezanino do SESC-Santos
De terça a sexta das 11h até 21h . Sáb, dom e feriados das 11h até 18h
Sesc: endereço Rua Conselheiro Ribas 136, Bairro Aparecida

www.facebook.com/varaldodesign
www.varaldodesign.com.br
curadoria@varaldodesign.com.br
Márcia Okida: (13) 98111-8214