Participe

A mostra é aberta a estudantes ou profissionais de design e áreas afins, com idade mínima de 18 (dezoito) anos e residentes no País.

A inscrição deve ser feita apenas de modo online e de forma individual, com no máximo 2 (dois) trabalhos por autor.


Nesta segunda edição do VARAL DO DESIGN o tema é REAL X VIRTUAL, tema este que poderá ser abordado em todas as suas variações e os subtemas pertinentes a essa discussão. Busca-se discutir visualmente estas diferenças de linguagens de criação, produção, modos de viver, se comunicar e interpretar. Também podem ser abordados, entre outros questionamentos, os diferentes resultados que se obtém com cada uma, o que a tecnologia nos traz, mas também o que perdemos ou deixamos para traz por causa dela.

O que queremos não é a criação de peças com linguagem publicitária ou de propaganda ou slogans. As peças inscritas que tiverem essa conotação serão excluídas da mostra.


O que se busca com o evento é a representação visual, com conceituação em linguagens artísticas, estéticas e de composição em design que representem através de cores, formas, tipografia, entre outros elementos, o universo imagético do tema, de acordo com o conceito autoral de cada trabalho apresentado.


Para participar leia o regulamento e preencha a ficha de inscrição. Envie todo material do modo especificado no regulamento.



Regulamento

Aqui você pode conferir o regulamento. Se preferir, também pode fazer download clicando no link abaixo.


Faça o download do Regulamento em PDF + Ficha de Inscrição


1. APRESENTAÇÃO
O VARAL DO DESIGN é uma mostra nacional de cartazes aberta a designers e artistas gráficos de todo o País. A cada edição o evento tem um tema único que pretende valorizar a criação autoral em design gráfico, incentivando a criatividade e a originalidade. O objetivo é colocar Santos dentro do roteiro nacional de exposições de Design Gráfico, atraindo assim público de todo o País.

A exposição do II Varal do Design será realizada no Sesc-Santos no 2º semestre de 2015 de duas maneiras: na sua forma impressa e virtual. Todas as obras selecionadas também serão divulgadas nas redes sociais e site do evento.



2. OBJETIVOS GERAIS
• Incentivar a criação em design gráfico nacional.
• Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão.
• Colocar a cidade de Santos dentro do circuito nacional de exposições de design.
• Incentivar a criação regional.

3. OBJETIVO ESPECÍFICO
• Incentivar e valorizar a criação autoral em design gráfico
• Refletir sobre o tema Real x Virtual

4. PARTICIPAÇÃO
• A mostra é aberta a estudantes ou profissionais de design e áreas afins, com idade mínima de 18 (dezoito) anos e residentes no País.
• A inscrição deve ser feita apenas de modo online e de forma individual, com no máximo 2 (dois) trabalhos por autor.

5. TEMA
Nesta segunda edição do VARAL DO DESIGN o tema é REAL X VIRTUAL, tema este que poderá ser abordado em todas as suas variações e os subtemas pertinentes a essa discussão. Discutir visualmente estas diferenças de linguagens de criação e/ou produção, resultados obtidos com cada uma, o que a tecnologia nos traz, mas também o que perdemos ou deixamos para traz por causa dela, entre outros questionamentos, são algumas das possibilidades a serem utilizadas na criação.
O que se busca aqui não é a criação de peças com linguagem publicitária ou de propaganda ou slogans. As peças inscritas que tiverem essa conotação serão excluídas da mostra. (ver itens 6 “d”, “e”)
O que se busca com o evento é a representação visual, com conceituação em linguagens artísticas, estéticas e de composição em design que representem através de cores, formas, tipografia, entre outros elementos, o universo imagético do tema, de acordo com o conceito autoral de cada trabalho apresentado.

6. ESPECIFICAÇÕES DOS TRABALHOS e INSCRIÇÃO
A. Cada autor poderá inscrever até 2 (dois) trabalhos. Estes devem ser enviados de forma digital, especificamente no formato A3 (300 x 420 mm) — horizontal ou vertical — arquivo JPG em 150 dpi e em RGB — para o e-mail: mostra@varaldodesign.com.br. Se o trabalho for selecionado para a exposição, a curadoria entrará em contato pedindo reenvio da arte em outra formatação. (veja FASE 3 do item 8)
B. Os trabalhos enviados não podem estar assinados e nem deve possuir em nenhum local da obra algo que identifique o autor, caso contrário será desclassificado. No caso dos selecionados, a organização entrará em contato, indicando o reenvio do material em resolução e tamanhos maiores e com a arte devidamente assinada. Nesse momento, será solicitado ao selecionado um breve currículo. O envio de trabalhos assinados no ato da inscrição acarretará na eliminação desses pela curadoria.
** Os trabalhos não podem ser divulgados em qualquer meio de comunicação, rede social etc antes da mostra ser realizada. A Divulgação da obra inscrita implica em desclassificação.
C. Os cartazes podem ser feitos em qualquer técnica de criação, coloridos ou preto e branco, fotografia ou ilustração ou criações apenas tipográficas. A concepção é totalmente livre.
D. Não é obrigatório o uso de texto.
E. Os cartazes não devem conter nenhum texto alusivo à mostra, ou qualquer outro texto explicativo e/ou descritivo. O uso de texto nos cartazes deve ser encarado como uma imagem tipográfica conceitual e artística, e não como um texto que explique o trabalho ou do que se trata. Reforçamos que não se trata de uma linguagem de um cartaz publicitário.
F. Devem ser criados em cima do TEMA da mostra.
G. Junto com cada trabalho o participante deve enviar:
• ficha de inscrição preenchida
• breve texto explicativo de sua criação (arquivo separado da ficha de inscrição em PDF, com texto entre 900 e 2.000 caracteres com espaço).

7. CALENDÁRIO
ABERTURA DAS INSCRIÇÕES: 9 de fevereiro de 2015
ENCERRAMENTO: 31 de maio de 2015.
ESCOLHA FASE 1 E DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS: 1º semana de junho
ESCOLHA FASE 2 E DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS: 30 de junho
EXPOSIÇÃO: segundo semestre de 2015
DATA DA ABERTURA COM A PALESTRA DE CONVIDADO: ainda a ser definida.
OFICINAS SOBRE OS TEMAS: durante o evento, ainda a serem definidas.

8. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO
• O grupo de avaliadores será formado por profissionais convidados da área e renomados nacionalmente, professores de design gráfico e produtores culturais locais.
• Os nomes dos avaliadores serão mantidos em sigilo até a divulgação dos resultados, a fim de manter a idoneidade na seleção.
• A seleção será feita por cada avaliador sem que ele tenha contato com a ficha de inscrição do participante. O avaliador receberá o trabalho e a descrição do mesmo, sem nada que identifique a autoria de cada trabalho.
• A seleção será feita por cada avaliador de modo online. Este terá contato apenas com a organização da mostra. Na etapa de seleção dos trabalhos, o grupo de avaliadores não entrará em contato entre si.
• Na seleção serão avaliados o conceito estético autoral (que deverá ser explicado na descrição), a qualidade estética geral, a criatividade, a originalidade e a relação com o tema.
• A seleção dos trabalhos será feita em 3 (três) fases:
FASE 1 — Entre todos trabalhos enviados serão escolhidos os melhores — entre 50% e 70%. Esta primeira seleção será feita pela curadoria e organização. Todos os trabalhos selecionados nesta fase serão expostos na mostra virtual no site www.varaldodesign.com.br e na página https://www.facebook.com/varaldodesign/timeline
FASE 2 — Dos trabalhos selecionados na fase 1 serão escolhidos 20 deles como finalistas para a última fase. A partir desta fase a escolha é feita pelos avaliadores convidados e curadoria. Os trabalhos também serão divulgados e apresentados no site como finalistas da mostra
FASE 3 — Exposição dos trabalhos selecionados entre os finalistas como os melhores da mostra e entrega aos 3 (três) melhores de uma tiragem impressa de seus cartazes. A curadoria entrará em contato com cada autor selecionado, para que os trabalhos sejam reenviados em resolução – 300 dpi — e cores – CMYK — adequadas para impressão e assinados.

9. OBSERVAÇÕES FINAIS
• A participação no evento implica a aceitação de todas as regras mencionadas acima e atesta que todas as informações contidas na ficha de inscrição são corretas e autênticas.
• Cada autor é responsável por sua própria criação e afirma, no momento da inscrição, que é o único responsável legal da criação enviada, atestando assim a autenticidade e a legalidade como o único autor da obra inscrita.
• A mostra não se responsabiliza por eventuais e-mails não recebidos ou por trabalhos enviados fora das especificações mencionadas neste regulamento.
• Assim que o trabalho for recebido, a organização enviará um e-mail de confirmação de recebimento e inscrição em até 2 (dois) dias. Caso o artista não receba a confirmação, pedimos entrar em contato novamente.
• Os organizadores têm o direito de expor os trabalhos enviados em exibições, além de publicar no catálogo ou em qualquer material relacionado à mostra, sempre creditando a autoria de cada trabalho.
• Ao submeter as suas obras, os autores concordam em ceder o material ao acervo da mostra Varal do Design. Todos os trabalhos terão suas autorias devidamente creditadas.
• As oficinas de cartazismo que serão desenvolvidas após a abertura da mostra estão abertas a participação de todos os autores, selecionados na primeira fase. Caso exista o interesse em participar como autor selecionado de alguma oficina, mandar um e-mail para a organização expressando a disponibilidade.
• Cabe a cada participante acompanhar os resultados de cada fase que serão divulgadas no site do evento; no caso de qualquer dúvida, entrar em contato pelo e-mail mostra@varaldodesign.com.br
• Casos não previstos neste regulamento serão discutidos pela organização e curadoria do evento.

• Contatos
curadoria@varaldodesign.com.br
Site: www.varaldodesign.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/varaldodesign
https://www.pinterest.com/varaldodesign/


APOIO CULTURAL
Prefeitura Municipal de Santos - Secretaria de Cultura - Programa de Apoio Cultural - 2011

FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Título da obra:
Data de nascimento:
CPF e RG:
Endereço:
CEP:
Cidade:
País:
Telefone(s):
E-mail:
Descrição da obra — Deve ser enviada em arquivo separado da ficha de inscrição (um arquivo por obra): Título da obra e descrição falando da proposta de criação e conceito autoral. (entre 900 e 2.000 caracteres com espaços). Não deve conter nome ou qualquer outro tipo de informação que identifique o autor.