Selecionadores


Tivemos 13 profissionais atuando na escolha dos trabalhos, sendo que a maioria é de profissionais de fora da região. Toda escolha foi feita sem saber a autoria de cada trabalho e sem que cada jurado entrasse em contato uns com os outros. Tudo isso para garantir a idoneidade da escolha final. O III Varal do Design tem a curadoria e organização da designer Márcia Okida.


Agnes Pires

Recife/PE


Consultora em Marketing Digital. Publicitária com mais de 15 anos de experiência em agências de publicidade, eleita pela Traackr, San Francisco CA, entre as 20 pessoas mais influentes da América Latina na área de Social Media e Marketing, em 2016.

CRITÉRIOS: Acredito que as obras que se destacaram mais possuíram um melhor entendimento sobre síntese gráfica, composição visual, equilíbrio das formas e souberam passar a ideia do concurso “Minha atitude afeta o mundo”, sem necessariamente utilizar a frase. Parabéns a todos pela participação.


Anizio Silva

Olinda/PE


Designer. Atualmente, é Assessor de Comunicação da Gerência de Projetos Especiais da Secretaria de Cultura de Pernambuco/Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Foi Diretor de Comunicação Digital da Prefeitura de Olinda.

CRITÉRIOS: De acordo com os critérios estabelecidos no regulamento, avaliei em particular a adequação ao tema e a técnica dos autores, seguindo uma ordem de qualidade. Observei que o tema "ecologia / meio ambiente" foi explorado na maioria das obras, com muita sensibilidade. Fico feliz que assuntos como o preconceito (racial, lgbt, gênero, xenofobia) e a violência tenham sido abordados pelos designers; mas senti falta de temas vitais para a nossa sociedade, como a desigualdade social e a pobreza.


Carol Hoffmann

Petrópolis/RJ


Designer. Editora responsável do site Amenidades do Design. Mestre em Antropologia Social com experiência em abordagens centradas no ser humano e pesquisa etnográfica, e especializada em Comunicação Digital. Com visão voltada a inovação aliada ao pensamento estratégico, possui 15 anos de experiência em design e comunicação (impressa e digital) e marketing de conteúdo com clientes como Mr Paul de Petrópolis, Petrobrás, CSN, Whirlpool LatinAmerica.Atua como consultora, professora e palestrante dentro das áreas temáticas de Design Thinking e Estratégico, Design Sustentável, Marketing Digital, Antropologia do Consumo e Inovação Social. Colaboradora do projetoAndarilha.com, Pesquisadora no Laboratório de Design e Antropologia LaDA/ESDI/UERJ e desde 2008 é editora do blog AmeDesign.com.br. Palestrou no TEDxPetrópolis 2016.Avaliadora do Varal do design desde a 2ª edição.

CRITÉRIOS: Os trabalhos foram selecionados pela pertinência com relação ao tema proposto “Minha atitude afeta o mundo” priorizando cartazes com abordagens realmente novas, boa qualidade estética, bom acabamento final e os quais comunicam por si só a mensagem, às vezes adicionados ao seu título, sem necessidade de maiores descrições. Tem realmente bons trabalhos mas fiquei impressionada com a prevalência de enfoques pessimistas enquanto o tema propunha ação, qualquer que fosse, e poderia ter o enfoque otimista também. Precisamos dar mais meios para estes jovens se sentirem capazes de promover suas boas ações em seus mundos.


Estúdio Lamaru

Santos/SP


Estúdio de Design responsável pela identidade do Varal Do Design III Edição. Pensado por 3 produtores multimídias, Bruna Nostre, Felipe Lauzen e Maryana Sales, com o desejo de ver, mudar e mostrar para o mundo suas criações.

CRITÉRIOS: Ao avaliarmos levamos em consideração a estética juntamente com a mensagem passada pelo cartaz, nos atentando se a mesma estava dentro da proposta do tema. Assim, utilizamos o conceito escrito pelo artista como critério final para a seleção dos cartazes.


Gravurar - Lídice Moura e Marcia Santos

Santos/SP


Ateliê de Artes gráficas em Santos - Um espaço aberto para promover e receber atividades artísticas, intercâmbios, ações educativas e culturais com e sem fins lucrativos.


Gustavo Lassala

Vinhedo/SP


Designer. Professor universitário, pesquisador e escritor. Possui formação técnica em Artes Gráficas, graduação em Design, mestrado em Educação, Arte e História da Cultura e doutorado em Arquitetura e Urbanismo. Pesquisa Arte Urbana desde 2003 e cria Abelhas Nativas Sem Ferrão como hobby desde 2012. É idealizador dos livros “Pichação não é pixação” e “O Elo Invisível” publicados pela editora Altamira. Essas obras embora apresentem temáticas tão incomuns demonstram o interesse do autor em contribuir com a discussão da temática ambiental, artística e sociocultural na atualidade.

CRITÉRIOS: O critério de escolha se deu pelas imagens que melhor representavam a frase "minha atitude afeta o mundo". Na imagem que escolhi como sendo o 1º lugar, este conceito abordado de modo pictórico, sendo facilmente entendido por qualquer pessoa, a obra conseguiu resumir o conceito da proposta de modo sintético e inteligente. Na escolha que fiz para o segundo lugar, temos o mesmo conceito trabalhado de modo abstrato, mas com grande força de comunicação o que instiga o expectador a dar a sua interpretação pessoal e refletir sobre o tema. As demais imagens foram escolhidas usando o mesmo critério, mas possuem apelos menores ou resoluções visuais não tão sofisticadas.


Helena Sordili

São Paulo/SP


Designer. Mestre em Comunicação (UNIP), graduada em Design Gráfico (FAAP) e pós-graduada em Design Gráfico (Belas Artes - SP), professora universitária de graduação e pós-graduação há mais de 15 anos em universidades como Anhembi Morumbi e Senac. Membro do Comitê de SEO da ABRADI-SP e do Comitê de Fashion Law da OAB - SP como membro consultivo especialista em Mídias Digitais. Especialista em User Experience, fundou a agência digital Carranca Design em 2000. Há 10 anos desenvolveu seu blog pessoal e há 3 anos mantém parceria de audiência com o R7.com - 2º maior portal de conteúdo do Brasil. Em 2014, fundou a HubMe com foco em desenvolvimento de creators para midias digitais, desenvolvendo cursos presenciais e online, individuais e in company.


Janara Lopes

São Paulo/SP


Editora da Ideafixa - A IdeaFixa é um canal de expressão e inspiração, uma empresa de curadoria de artes visuais, conteúdo criativo, eventos, workshops, projetos especiais e editoriais. Conectamos os melhores profissionais às grandes ideias. Apoiamos diversos projetos e ações ligadas a comunidade.


João Lopes Toledo

São Paulo/SP


Designer. Mestre no programa de Educação, Arte e História da Cultura no Mackenzie, graduado em Design Gráfico pela Faculdade Belas Artes e especialista em Criação Visual e Multimída na São Judas, USJT. Professor de design de interfaces no curso de jogos digitais na Fiap, do Senac e do Unifieo nos cursos de design gráfico, digital, publicidade e sistemas para internet. Foi professor do curso de produção multimidia na Unisanta.Professor de arquitetura de informação e design de interfaces na pós graduação Lato Sensu em design digital na FMU. Com experiência profissional e principal atuação nas áreas de projeto em design gráfico e digital, hipermídia, webdesign e design sociedade.Avaliador do Varal do design desde a 2ª edição.


Julian Geiger Nunes

São Paulo/SP


Produtor Multimídia com especialização em Audiovisual. Professor nas áreas de computação e editoração gráfica e também apaixonado por cinema, animação, motiongraphics e tem flertado com fotografia.

CRITÉRIOS: Analisei as obras através de 3 principais critérios: Criatividade (se não totalmente inovadora, pelo menos foi demonstrada de maneira diferente), Estética (preocupação com os detalhes e habilidade técnica) e Emoção (basicamente o que eu senti com essa obra). Sendo que criatividade e emoção tiveram um peso maior que estética. Cada critério foi dada uma pontuação de 0 a 10, a soma de cada um desses critérios multiplicados pelos fatores de seus pesos individuais resultaram nos valores utilizados para a escolha dos 20 mais pontuados.


Justdesign

Santos/SP


Representado por Bruna Quevedo e Rodiney Assunção. Um estúdio multimídia, sempre buscando soluções criativas, inovadoras e claro, funcionais, para as necessidades dos nossos clientes. Avaliadores do Varal do design desde a 2ª edição.


Morandini

São Paulo/SP


Designer, ilustrador ou artista gráfico? Talvez apenas um criador de imagens buscando ajudar a tornar o mundo um lugar mais bonito e feliz. www.morandini.com.br. Avaliador do Varal do design desde a 1ª edição.

CRITÉRIOS: Algumas obras têm uma linguagem gráfica e acabamentos excelentes em comparação com outras. Outras, porém, têm mensagens mais fortes e concisas. Para fazer minha escolha, tentei encontrar as que primassem pela força visual e universalidade da mensagem, ainda que não tivessem a 'maestria' do acabamento de outras.


Paulo Cezar Barbosa Mello

São Paulo/SP


Publicitário e Designer –Doutor em Artes Visuais – Arte Contemporânea pela Universidade de São Paulo. Mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo. Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Fundação Cásper Líbero. Especialista em Design de Hipermídia pela Universidade Anhembi Morumbi. Professor na área e Comunicação Social – Criação Publicitária, na Escola Superior de Propaganda e Marketing. Professor Visitante no departamento de Língua e Literatura da NYU. Professor convidado (pós graduação) na áreas de Comunicação e Mídias Digitais na Universidade São Judas Tadeu e Universidade São Marcos. Criador e organizador do Congresso Internacional em Artes, Novas Tecnologias e Comunicação - CIANTEC. Fora do meio acadêmico atua como diretor de criação, designer e consultor em comunicação e novas mídias. As áreas de experiência, interesse e pesquisa estendem-se entre a Comunicação Social, Design, Arte e Filosofia, desenvolvendo temas como design, arte, estética, hipermídia, novas mídias e novas tecnologias. Avaliador do Varal do design desde a 2ª edição.

CRITÉRIOS: A partir do tema pertinente à realidade contemporânea, tomei por base na escolha primeiramente a pertinência óbvia ao tema, depois procurei a ousadia poética na plástica apresentada, e por fim a construção através do uso de diferentes materiais e suportes.


Piero Luchesi

São Paulo/SP


Designer - Diretor Nacional da ADG Brasil para a gestão 2016–2018. Mineiro, radicado no Rio por 20 anos e agora desbravando São Paulo. Designer e ilustrador, formado em Marketing e Desenho Industrial e pós-graduado em Artes Visuais. Trabalha em diversas áreas de comunicação, design editorial e branding. Em 2015 foi co-coordenador geral da 11ª Bienal Brasileira de Design Gráfico.

CRITÉRIOS: Os critérios levados em consideração foram os seguintes (não necessariamente nessa ordem):

  • Impacto visual;
  • Composição;
  • Técnica;
  • Princípios Universais do design, e;
  • Função da peça.


Santos Jazz Festival

Santos/SP


Representado por Denise Covas e Jamir Lopes representantes deste Festival de Jazz em Santos São Paulo que deste a sua 5ª edião em 2016 tem colocado dentro de sua programação uma exposição de posters com a linguagem do design.


SESC SANTOS


Realizadores do evento desde a sua 1ª edução. Nesta edição representados por: André Luiz Rosário, publicitário, graduado pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), atualmente desenvolve cursos e oficinas como educador de tecnologias e artes no Sesc Santos • Pablo Perez, designer gráfico e ilustrador especializado em character design, produtor gráfico no Sesc Santos. • Rani BacilFuzetto, psicóloga, pós-graduanda em História da Arte e programadora de Artes Visuais no Sesc Santos.


Tom Leal

Santos/SP


Fotografo, formado pelo SENAC - São Paulo. Possui quinze anos de experiência profissional em fotografia nas áreas da Publicidade, Moda, Retratos e Arquitetura. Conquistou o seu primeiro prêmio de fotografia em 2002 e desde então obteve premiações e menções honrosas em diversos concursos. Com destaque para o METRO Global Photo, em 2009, com o 1° lugar na categoria Mudanças Climáticas Etapa Brasil; e 11° lugar na etapa Mundial, concorrendo com participantes de mais de 20 países. Tom Leal tem um estúdio em Santos, na Vila Mathias, onde desenvolve trabalhos em diversos segmentos e promove eventos culturais. Como educador, oferece cursos e workshops desde 2012 no Estúdio e Galeria de arte A1 Fotografia.

Um dos seus trabalhos de maior destaque é o projeto Grafismo Urbano: A Abstração das Formas Sob o Olhar Fotográfico, selecionado pelo SESI-SP para uma exposição itinerante, entre 2010 e 2015, que percorreu todas as unidades do Estado. A partir deste projeto, ministrou workshop e oficinas sobre o tema, oferecidos pela Oficina Cultural PAGU, e também pela Universidade Santa Cecília, ambos em Santos. Foi coordenador e docente no Projeto FOCO CAIÇARA, em 2014 e 2015, e é um dos idealizadores da TUmobgrafia, movimento santista que incentiva o uso de dispositivos móveis na Fotografia.

CRITÉRIOS: Para a avaliação dos trabalhos foram considerados alguns princípios como Ritmo, Equilíbrio, Escala, Simetria, Técnica, Composição, Tipografia, Harmonia e principalmente o conceito da sua obra (a mensagem do artista) fosse transmitida fosse transmitida de uma maneira fácil e direta ao observador.