Selecionadores

Tivemos 13 profissionais atuando na escolha dos trabalhos sendo que a maioria é de profissionais de fora da região. Toda escolha foi feita sem saber a autoria de cada trabalho e sem que cada jurando entrasse em contato uns com os outros. Tudo isso para garantir a idoneidade da escolha final. O 2º Varal do Design tem a curadoria e organização da designer Márcia Okida.

1. CAROL HOFFMAN (Rio Grande do Sul)

Foto da profissional Carol Hoffmann

Graduada em Comunicação Visual/Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-graduada em Marketing e Design Digital pela ESPM/Rio e Gerenciamento do Projeto de Design pela PUC Rio. Mestranda em Antropologia pela Universidade Federal de Pelotas. Designer por formação, apaixonada por inovação aliada ao pensamento estratégico, com experiência em Marketing Digital, Mídias Sociais e Pesquisa Etnográfica/Antropologia.
Atua como consultora, professora e palestrante nas áreas temáticas de Design Estratégico, Sustentável e de Inovação Social aliado ao Marketing Digital. Desde 2008 é editora e escreve no blog AmeDesign.com.br

2. GLAUCO DIÓGENES (São Paulo)

Foto do profissional Glauco Diogenes

Atua como diretor criativo, designer gráfico e ilustrador desde o ano 2000. Seu portfólio apresenta projetos de grande relevância, abrangência de mídias e segmentos de mercado.
Destacam-se internacionalmente os cases em ilustrações, branding e criações de marcas e logotipos que figuram com destaque em publicações renomadas. Tais como a série Los Logos, da editora alemã DGV/Die Gestalten Verlag, o Logo Design da conceituada TASCHEN e as séries ILLUSTRATION NOW 3 e ILLUSTRATION NOW PORTRAITS. Em 2005, fundou a SUPERNOVA®, estúdio multidisciplinar que, em pouco mais de oito anos de vida, já atendeu a mais de 400 clientes no Brasil e no exterior. Desde 2009, desenvolve projetos em Design Visual e consultoria aplicada ao esporte. Nestes, se distinguem a criação da Marca M50 (em comemoração aos 50 anos do Estádio do Morumbi), os selos LM20 e BLM20 (referentes às ações promovidas pelo São Paulo FC por ocasião das conquistas do Bicampeonato da Copa Libertadores da América e dos Mundiais de 1992 e 1993), além do camarote customizado do goleiro Rogério Ceni no Estádio do Morumbi.

3. HENRIQUE NARDI (São Paulo)

Foto do profissional Glauco Diogenes

Designer gráfico formado pela Anhembi Morumbi e pelo SENAI Theobaldo de Nigris/São Paulo. Mestre em Artes Visuais pela UNESP. Organiza desde 2003 o Tipocracia — Estado Tipográfico, projeto que promove a cultura tipográfica pelo Brasil, com 150 cursos realizados.
Professor de Tipografia nos cursos de Pós-Graduação do SENAC/São Paulo. Foi diretor da ADG Brasil durante a gestão 2011/2013. Hoje atua como conselheiro da associação. Atualmente, mora em Madison, EUA.

4. JOÃO TOLEDO (São Paulo)

Foto do profissional João Toledo

Mestre no programa de Educação, Arte e História da Cultura no Mackenzie, graduado em Design Gráfico pela Faculdade Belas Artes e especialista em Criação Visual e Multimídia na São Judas, USJT. Professor de Design de Interfaces no curso de Jogos Digitais na Fiap, do Senac e do Unifieo nos cursos de Design Gráfico, Digital, Publicidade e Sistemas para Internet. Foi professor do curso de Produção Multimídia na Universidade Santa Cecília. Professor de Arquitetura de Informação e Design de Interfaces na Pós-Graduação Lato Sensu em Design Digital na FMU. Com experiência profissional e principal atuação nas áreas de Projeto em Design Gráfico e Digital, Hipermídia, Webdesign e Design Sociedade.

5. LABIRINTO STUDIO — KITTY YOSHIOKA E ALOYSIO RIBEIRO (São Paulo)

Foto da profissional Kitty Yoshioka

O Labirinto Studio é um estúdio multidisciplinar disposto a pensar e tirar do papel soluções voltadas ao design, interação e comunicação. Trazemos em nossa essência a busca pela experimentação e pelo novo.

6. MORANDINI (São Paulo)

Foto do profissional Morandini

Designer, ilustrador e artista gráfico. Às vezes tudo junto. Outras vezes, meio separado.
Assim foram os seus primeiros trinta anos de carreira. Apaixonado pelo traço, pela cor e por colocar um pouco de bom humor e positivismo em cada trabalho produzido em seu estúdio. Sejam marcas gráficas, ilustrações ou imagens criadas para os mais diversos fins, o prazer da criação é algo que faz parte de todas as etapas da criação: “Tem de haver alegria, diversão, sorriso, vibração e empatia. Se for de outra maneira, talvez não valha a pena.”

7. PAULO CESAR MELLO (São Paulo)

Foto do profissional Paulo Cesar Mello

Graduado em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda pela Fundação Cásper Líbero. Especialista em Design de Hipermídia pela Universidade Anhembi Morumbi. Mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo. Doutor em Artes Visuais — Arte Contemporânea pela Universidade de São Paulo. Professor paulista na área de Comunicação Social/ Criação Publicitária, na Escola Superior de Propaganda e Marketing. Professor visitante no Departamento de Língua e Literatura da NYU. Professor convidado (pós-graduação) nas áreas de Comunicação e Mídias Digitais na Universidade São Judas Tadeu e Universidade São Marcos. Criador e organizador do Congresso Internacional em Artes, Novas Tecnologias e Comunicação (CIANTEC). Fora do meio acadêmico, atua como diretor de criação, designer e consultor em Comunicação e Novas Mídias. As suas áreas de experiência, interesse e pesquisa se estendem entre a Comunicação Social, Design, Arte e Filosofia, desenvolvendo temas como Design, Arte, Estética, Hipermídia, Novas Mídias e Novas Tecnologias.

8. VANESSA QUEIROZ — COLLETIVO DESIGN (São Paulo)

Foto da profissional Vanessa Queiroz junto ao seu grupo Coletivo Design

Vanessa Queiroz é designer de formação e sócia cofundadora do Estúdio Colletivo, escritório de design e ilustração que atua no mercado desde 2003 com clientes como Nike, Itaú, Netflix, Warner, Adidas, Visa, Nespresso, além das maiores agências de publicidade do país. Participou da estratégia e da criação de suas mais novas duas empresas, a Agência Moonstro, que atua no mercado de mídias sociais, e o laboratório de inovação e tecnologia Battle Lab. Em 2013, juntamente com o Colletivo, tornou-se sócia da IdeaFixa. É sócia também da startup SocialTag.me um buscador de hashtags. Em 2014, foi listada como uma das 50 pessoas mais inovadoras em comunicação e mkt da revista Proxxima.

1. DRIKA LUCENA (Santos)

Foto da profissional Drika Lucena

Especialista em Criação Visual e Multimídia, publicitária, artista plástica, maquiadora de efeitos e bodyart, produtora de arte, figurino e cenografia; professora na Universidade Santa Cecília e na Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação das disciplinas Cultura Brasileira, Criação, Estética em Publicidade, Folclore, História e Patrimônio do Brasil, História do Design, História da Arte, Propaganda Conceitual, Direção de Arte e Design, Cultura e Meio Ambiente.

2. JUSTDESIGN — BRUNA QUEVEDO E RODINEY ASSUNÇÃO (Santos)

Foto dos profissionais Bruna Quevedo e Rodiney Assunção

Estúdio de Design Multimídia que desenvolve projetos de fotografia, videomarketing, design e ilustração, além de produção audiovisual independente, com curtas-metragens e webséries.

3. MURILO NETTO (Santos)

Foto do profissional Murilo Neto

Graduado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e pós-graduado em Marketing Político pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Fez diversas especializações e cursos nas áreas de comunicação e cultura. Entre 2007 e 2010, coordenou projetos culturais e de comunicação institucional na área do terceiro setor. Por seis anos, foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo, com atuação relacionada ao fomento da cultura. Na Secretaria Municipal da Cultura de Santos, é o atual chefe do Departamento de Formação e Pesquisa Cultural, responsável pelo programa Fábrica Cultural de Cursos e Oficinas, pela Escola de Artes Cênicas de Santos Wilson Geraldo, Escola de Bailado Municipal e Escola Livre de Dança.
Também é gestor administrativo do Balé da Cidade de Santos e da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos. Na mesma secretaria, entre 2013 e 2014, atuou como coordenador de Museus e Galerias de Arte da Prefeitura de Santos, promovendo dezenas de exposições de arte. Trabalhou ainda pela criação da Rede Municipal de Museus.

4. RENATO DE LONE (SANTOS)

Foto do profissional Renato de Lone

Artista gráfico, ilustrador, diretor de arte, trabalha com criação desde os 18 anos. Hoje, aos 50, já executou trabalhos como a mudança de identidade do Curta Santos Festival de Cinema em 2008, já com seis edições; criação da identidade do Santos Jazz Festival; criação de inúmeros projetos gráficos para livros e CDs de artistas da região; e exposições com prêmios realizadas em Artes Plásticas, segmento em que realizou a sua primeira individual com a série Amores Urbanos, em 2015.

5. SESC (Santos)

SOLANGE ALBOREDA — Animadora sociocultural do Sesc/SP, responsável pela área de Cinema e Cultura Digital da unidade Santos.

Foto da profissional Solange Alboreda

ANDRÉ LUIZ C. ROSÁRIO — Instrutor web do Sesc/SP, unidade Santos.

Foto do profissional André Luiz C. Rosário

Curadoria e organização: Márcia Okida.

Foto da profissional Márcia Okida

Designer Gráfico de formação, atua na área desde 1986, principalmente com o desenvolvimento de projetos de Design Editorial e Cartazismo. Professora da Universidade Santa Cecília desde 1996. Idealizadora, coordenadora e professora do curso de Graduação de Produção Multimídia da mesma Universidade desde 2007. Responsável por disciplinas nas áreas de Design Gráfico de Revista e Jornal, Linguagem e Análise Gráfica e Estética da Imagem, Design Gráfico, Design Editorial e Projetos Multimídia. Em Arte, atua também com Design e Comunicação na Direção de Arte de Teatro e Cinema. Organiza e faz a curadoria de eventos e exposições. Também ministra palestras, cursos e workshops.