“CARTAZES SÃO MENSAGEIROS.
CARTAZES SÃO EXPRESSÃO DE CULTURA.
CARTAZES DEIXAM MARCAS.”
(MANFRED TRIESCH)


Os cartazes são um meio de comunicação universal. Mas para muitos essas peças representam mais do que isso — são objetos de desejo, de arte, e, principalmente, de design. Assim, com esse espírito, os cartazes vão parar na parede de casa, enquadrados ou colados; insistimos até mesmo em carregá-los no bolso, na agenda ou na camiseta.
Os cartazes transmitem cultura. A sua essência é múltipla. Os cartazes expressam a música ou eternizam o cinema. Os cartazes simbolizam uma época ou gravam um momento. Cartazes são atitudes, têm função política ou social; os cartazes evocam o sentimento ou a paisagem de onde nascemos ou decidimos viver.
Todas essas impressões compõem esta SEGUNDA EDIÇÃO DO VARAL DO DESIGN.
O tema único da mostra desta vez é — “Real x Virtual” — que poderá ser abordado em todas as suas variações e subtemas pertinentes a essa discussão.
A interpretação aqui é livre, buscando discutir visualmente estas diferenças de linguagens de criação, produção, modos de viver, se comunicar e interpretar. Também podem ser abordados, entre outros questionamentos, os diferentes resultados que se obtém com cada uma, o que a tecnologia nos traz, mas também o que perdemos ou deixamos para traz por causa dela. Estas são algumas das possibilidades visuais que teremos neste II Varal do Design.

MÁRCIA OKIDA
CURADORIA E ORGANIZAÇÃO