“CARTAZES SÃO MENSAGEIROS.
CARTAZES SÃO EXPRESSÃO DE CULTURA.
CARTAZES DEIXAM MARCAS.”
(MANFRED TRIESCH)

Os cartazes são um meio de comunicação universal. Mas para muitos essas peças representam mais do que isso — são objetos de desejo, de arte, e, principalmente, de design. Assim, com esse espírito, os cartazes vão parar na parede de casa, enquadrados ou colados; insistimos até mesmo em carregá-los no bolso, na agenda ou na camiseta.

Os cartazes transmitem cultura. A sua essência é múltipla. Os cartazes expressam a música ou eternizam o cinema. Os cartazes simbolizam uma época ou gravam um momento. Cartazes são atitudes, têm função política ou social; os cartazes evocam o sentimento ou a paisagem de onde nascemos ou decidimos viver.


O que é

O VARAL DO DESIGN é uma mostra bienal nacional de cartazes que está em sua terceira edição. É aberta a designers e artistas gráficos de todo o País. A cada edição o evento tem um tema único que pretende valorizar a criação autoral em design gráfico, incentivando a criatividade e a originalidade. O objetivo é colocar Santos dentro do roteiro nacional de exposições de Design Gráfico, atraindo assim público de todo o País.

O VARAL DO DESIGN também tem como proposta a discussão de temas relacionados a responsabilidade social, ambiental, questões culturais, valorização da sociedade e local onde se vive, entre outros temas atuais.

A exposição do III VARAL DO DESIGN será realizada no Sesc-Santos no final do 2º semestre de 2017 de duas maneiras: exposição física e na forma virtual.

Objetos gerais

  • Incentivar a criação em design gráfico de forma nacional.
  • Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão.
  • Colocar a cidade de Santos dentro do circuito nacional de exposições de design.
  • Incentivar a criação regional.
  • Incentivar o pensamento crítico sobre temas sociais e ambientais.

OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Incentivar e valorizar a criação autoral em design gráfico
  • Refletir sobre o tema “MINHA ATITUDE AFETA O MUNDO”